quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Baço e Linfonodos

Baço


È um importante filtro de sangue, nele ocorrem a maioria das respostas imunológicas do sangue. È dividido em polpa branca e vermelha.
Polpa Vermelha:Onde ocorre a retirada de hemáceas envelhecidas e microorganismos pelos macrófagos.

Polpa Branca:Rica em linfócitos T e B.

O baço recebe as células apresentadoras de antígenos(CAA), estas pegam pedaços do antígeno e cola no seu MHC 2 e mostram para o linfócito T CD4, este migra para as células B e ativa-as, estas se transformam em plasmócitos que vão produzir os anticorpos.
As células T estão localizadas mais próximas a medula, as células B estão em volta do centro germinativo, este é formado por células B ativadas que se transformam em plasmócitos para aa produção de anticorpos. Tal localização é essencial para o desenvolvimento eficaz da resposta imunológica.
Aqui podemos ver essa localização onde as células B estão ao redor do centro germinativo que é constituído por plamócitos e as células T mais próximas da medula.
 Se analizarmos um baço de um recém- nascido o baço dele vai ter menos centro germinativos que um baço de um idoso isso porque ele não efetuou tantas respostas imunes como umn idoso.

LINFONODOS 

Os antígenos são transportados ao linfonodo através do vasos linfático de forma direta ou por meio das CAA. As células dendríticas foliculares possuem vários prolongamentos elas capturam o antígeno e prendem pedaços deles nesses prolongamentos, aí começa o 'namoro' onde as células T chegam junto das células dendríticas foliculares e iniciam a resposta. 

Assim como no baço os linfonodos tb possuem centro germinativo no folículo. O folículo primário são compostos por células naives e não tem centro geminativo, já o folículo secundários são os que tem o centro.

filariose ou elefantíase como é mais conhecido é uma doença causada devido a destruição dos vasos linfáticos.Olha como fica alguém que tem essa doença:


Nossaaaaa.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário